terça-feira, 27 de junho de 2017

E a afetividade, como vai?

Vivemos em um tempo onde todos estão sempre ocupados, com pressa, atarefados e cansados. Essa atmosfera não é favorável para que tenhamos a adequada atenção aos nossos processos e, cada vez mais, as pessoas sofrem enquanto correm de um lado para outro num ritmo frenético, muitas vezes sem perceber o que de fato está acontecendo com a própria vida. A AFETIVIDADE é uma das áreas mais afetadas por essa falta de consciência de si.

A AFETIVIDADE é o conjunto de fenômenos psíquicos experimentados e vivenciados na forma de emoções e sentimentos e, por isso, constitui uma realidade de extrema importância para a vida de qualquer um de nós. Existem pessoas que são negligentes com a sua AFETIVIDADE, e isso as torna superficiais, imaturas, instáveis, sendo facilmente dominadas pelos sentimentos e emoções. À medida em que cada um de nós vai alargando sua percepção acerca de sua afetividade, vamos também nos tornando mais inteiros, íntegros e capazes de assumir com responsabilidade nossas vidas.

Nossos sentimentos dizem muito sobre a maneira como vemos a nós mesmos, aos outros e ao mundo, e por isso constituem uma faceta importante na nossa autoestima e na estima que nutrimos em relação com quem convivemos. É necessário um trabalho árduo e sério em relação ao que sentimos; isso faria um grande bem a nós mesmos e às pessoas que estão ao nosso redor. Aquelas pessoas que vivem bem com seus sentimentos vivem em paz consigo mesmas e tornam o ambiente que vivem mais agradável e equilibrado; porém tudo isso começa dentro de cada um de nós. Ou seja, é de responsabilidade de cada um trazer esse equilíbrio para a própria vida e refletir essa harmonia para os que estão ao seu lado.

E você, como está convivendo com seus sentimentos e emoções? Quais tem sido os reflexos da sua afetividade no ambiente em que você vive e nas pessoas ao seu lado?

Gabriela Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário