terça-feira, 12 de setembro de 2017

Abertura para questionar-se


No processo de RESSIGNIFICAR A VIDA, muita coisa é colocada em xeque. É comum que a pessoa que trilha esse caminho se depare com questionamentos, dilemas e situações que vão confrontar muitos dos conceitos e opiniões que já estavam formados e consolidados até então. É necessário que se tenha abertura para viver essa realidade de deparar-se com uma visão nova sobre a própria vida e sobre si mesmo, e para que isto aconteça é necessário que haja disponibilidade para questionar-se.

Questionar-se é sempre um exercício válido. Refletir a respeito da própria história, com suas certezas, escolhas e opções faz com que a pessoa se aproprie com mais responsabilidade de seus processos e decisões. Quem não se dá o direito de questionar a si mesmo muitas vezes se vê incapaz de se lançar no novo e acaba permanecendo sempre no mesmo lugar. Por várias vezes, isso faz com que as decisões tomadas até então acabem sendo levadas em frente apenas por costume, inércia. Quando há abertura para questionar-se, há sempre oportunidade de rever e retomar as motivações que levaram a fazer determinadas opções e não outras. Como consequência, o sentido da própria vida é sempre renovado e fortalecido.

Nem sempre é fácil abrir a própria vida para questionamentos, mas é uma atitude que definitivamente contribui para se ter um olhar novo sobre si mesmo. Não estamos aqui querendo dizer que nada na vida é definitivo e que tudo deve ser passível de mudanças. Estamos dizendo que manter as decisões e a visão da própria vida sempre engessadas não contribui para se viver responsavelmente, pois impossibilita, à medida que se passa o tempo, de se entrar em contato com o sentido que as coisas tem para nós, e onde não se enxerga sentido, não há entrega plena e realização.

Gabriela Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário