terça-feira, 26 de setembro de 2017

Será que as pessoas são como VOCÊ imagina?


Agora vamos retomar o assunto que estávamos tratando anteriormente: as atitudes que contribuem para RESSIGNIFICAR A VIDA. E a atitude sobre a qual vamos refletir hoje é abrir-se para novos conceitos sobre si mesmo e sobre os outros.

Ao longo da vida,vamos construindo vários conceitos sobre tudo aquilo que nos circunda, e não acontece diferente com o que pensamos sobre as pessoas e sobre nós mesmos. As experiências que temos ao longo da nossa história vão como que desenhando para nós uma imagem de quem são as pessoas, e essa imagem muitas vezes tende a permanecer congelada, imutável. Quando isso acontece, nós enquadramos as pessoas e a nós mesmos dentro de uma definição que restringe a complexidade das relações e das particularidades, e isso afeta nosso jeito de encarar a vida..

Nem sempre esses conceitos que vamos criando correspondem fielmente à realidade. Eles são muito mais carregados de nossa visão pessoal sobre as pessoas do que realmente de uma visão realista a respeito delas. O problema é que fechar-se na visão pessoal que temos sobre os outros e sobre nós mesmos nos impede de lançar um olhar mais profundo sobre quem realmente somos. E permanecer nessa visão superficial faz com que nunca seja possível enxergar as pessoas de uma forma nova, não porque elas sejam de fato como pensamos que são, mas porque preferimos enxergá-las assim.

O fato é que cada pessoa é muito mais densa, complexa e surpreendente do que imaginamos. Quando se tem abertura para enxergá-las assim, muitos processos fechados e trancafiados no nosso interior têm condições de serem retomados e reavaliados. Dar oportunidade a si mesmo de enxergar as pessoas de uma forma nova, percebendo aspectos que antes não eram notados só tem a contribuir, pois ver as pessoas de uma maneira diferente dá base para ver a própria vida sob um novo ponto de vista. E isso é RESSIGNIFICAR A VIDA!

Gabriela Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário