segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

A mulher e sua corporeidade


Entendemos por corporeidade a relação que a pessoa tem com seu próprio corpo. O corpo é um fator de extrema importância no cotidiano de cada um de nós, pois grande parte do que pensamos a respeito de nós mesmos passa de algum modo pela forma com que enxergamos o próprio corpo e pela maneira com que nos relacionamos com ele. Às vezes a corporeidade pode ser motivo de insegurança ou frustração para a mulher; e é preciso que ela passe pela experiência de ressignificação do próprio corpo para estabelecer uma relação mais harmônica consigo mesma.

Em nosso mundo atual, o corpo feminino é sempre colocado em evidência. Todo esse destaque muitas vezes acontece não como uma valorização do corpo feminino e de suas atribuições, mas com alguns desajustes que pertubam a visão que a mulher tem de seu próprio corpo. Muitos são os discursos que vemos no cotidiano sobre o corpo feminino: “seja magra”, “aceite-se”, “seu corpo é sua propriedade”, “seja atlética”, “se exponha”, “se esconda”, entre tantos e tantos outros. A questão central é: tanto se fala sobre o modo que a mulher deve encarar seu corpo que muitas vezes para ela tudo se torna uma grande pressão para corresponder a tantas imposições (muitas vezes dissoantes entre si).

O fato é que a mulher precisa se relacionar com o próprio corpo de maneira madura e consciente. É preciso fazer uma justa distinção entre o que é pura pressão social e o que é verdadeiramente benéfico para si. Relacionar-se bem com seu próprio corpo implica em cuidar bem dele, não com objetivos de alcançar padrões de beleza cada vez mais distantes da realidade, nem com a intenção de deixar com que tudo caia na caixinha da “autoaceitação”, impedindo que se dê a devida atenção para questões que podem ameçar até mesmo a própria saúde. Relacionar-se bem com o próprio corpo é ver nele uma parte importante de si mesmo, que proporciona a experiência de se relacionar com o mundo que a cerca e com aqueles que são importantes para você.

Venha se aprofundar nesse tema conosco! Na próxima segunda feira, dia 29 de janeiro, iremos trabalhar esse tema no nosso Círculo Terapêutico para Mulheres. Com certeza, será bem especial!

Informações: restitutiohominis@gmail.com ou 61-991331393

Nenhum comentário:

Postar um comentário