segunda-feira, 1 de outubro de 2018

O que você pensa sobre si mesmo?


Ao longo da nossa vida, vivemos as mais diferentes experiências, tanto boas quanto más. Em cada uma das experiências marcantes, estamos envolvidos com nossas emoções, sensações corporais, pensamentos e inteligência, o que faz com que os fatos vividos sejam guardados em nossa memória a partir da experiência pessoal que tivemos em cada situação. Em cada acontecimento, há uma percepção sobre si mesmo que é construída, e essa percepção muitas vezes pode nos prejudicar.

Em cada fato importante de nossas vidas, nos percebemos de um modo diferente e vamos construindo aos poucos o conceito que temos de nós mesmos. O caminho do autoconhecimento é de extrema importância para que possamos amadurecer enquanto pessoa, e o objetivo final é que tenhamos uma visão real, concreta e positiva de nós mesmos.

Acontece que, geralmente, quando passamos por um momento difícil em nossas vidas, nos percebemos de maneira negativa. Essa percepção nem sempre é fácil de ser administrada e superada; e as crenças negativas sobre si mesmo vão sendo consolidadas, viciando o processo de autoconhecimento. É preciso sim enxergar os defeitos que trazemos, mas é preciso alcançar uma compreensão de si que não se esgote nos traços ruins, mas que mire para o que trazemos de belo em nós.

Gabriela Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário