terça-feira, 24 de março de 2020

Os possíveis danos psicológicos que podem surgir devido ao isolamento social

O isolamento social é uma característica marcante de algumas patologias como a depressão, mas de repente todos nós nos vimos forçados a vivenciar essa realidade! Quando pensamos nesta doença compreendemos o afastamento das pessoas como, alteração de humor, falta de prazer em estar com os outros, e isso vêm acompanhado de grande sofrimento.

Logo, esse contexto de isolamento social ao falar de patologias, nos dá a possibilidade de compreender o que o isolamento “forçado” pode provocar na mente de algumas pessoas. Aponta-se, a possibilidade do estresse e da ansiedade serem desencadeados pelo medo do contágio, da disseminação da doença, da incerteza do período de duração do isolamento, das questões financeiras e trabalhistas.

Sendo assim, se você apresentar algum comportamento como: medo excessivo de contrair o vírus ou de alguma pessoa próxima a você contrair, dificuldade para dormir ou excesso de sono, dificuldade em se concentrar, consumo ou aumento de consumo de álcool, tabaco ou outras drogas; é momento de estar atento e buscar ajuda, você pode estar tendo uma dificuldade mais acentuada em lidar com o isolamento social por causa da pandemia. Saiba distinguir aquilo que é o medo do desconhecido e o medo que pode estar te levando a um dano emocional.

Acompanhe-nos, podemos te ajudar! Cuide de sua saúde mental...

Lia Flávia Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário