terça-feira, 13 de junho de 2017

Atitude responsável e saudável perante a vida presente e futura

Reviver experiências

Dar novo sentido e significado a experiências

Passado é página definitivamente virada

Releitura da própria história

Olhar livre a respeito de si mesmo

Esse jogo de palavras é no mínimo interessante e intrigante. Por vezes, é natural em nossa cultura e forma de levar a vida, deixar o que passou para trás e não mais nos inquietarmos com o passado. A expressão “o que passou, passou” ou ainda “o que fiz não tem como consertar”, dão um sentido de fatalismo e estagnação ao passado que não são próprios dele. Por isso, propomos uma reflexão verdadeira acerca dessa realidade!

A proposta de ressignificar a vida precisa ser encarada como uma experiência que produz autoconhecimento e leva a pessoa a vivência de liberdade, dando a possibilidade de escolhas mais condizentes com o que pensa e acredita, ou seja, com aquilo que tem sentido para si mesma. Proporciona opções livres e responsáveis com a sua própria vida e com a do outro, faz com que a pessoa não fique fechada somente em si, mas tenha entendimento das consequências de suas ações na vida do outro também.

Mas aí você para e pensa: como posso fazer isso? É interessante como temos dificuldades de encontrar essas respostas, no consultório elas são muito comuns, às vezes com a intenção de entender melhor, mas às vezes com o anseio por uma resposta pronta, uma receita, uma fórmula. Felizmente, não farei isso com você. Mas vamos pensar juntos?

Um método que pode ser usado é o simples exercício de reflexão: parar para pensar sobre si, sobre sua realidade, e refletindo fazer algumas anotações para compreender melhor o que se passa nos seus pensamentos. Verdade que é simples, mas você já percebeu o quanto hoje é difícil pararmos para cuidar de nós mesmos? Diante de tantas atividades, responsabilidades e compromissos, parar para pensar na vida talvez fique em último plano. Por isso, vamos, por muitas vezes, agindo como expectadores da nossa história e ter com ela uma atitude responsável é mais difícil.

Então... Vamos pegar papel, caneta e uns bons minutos do seu dia para olhar para a sua própria vida? Tente fazer isso, experimente um novo olhar, uma nova experiência com você mesmo e acredite isso pode te ajudar sim a perceber a vida de uma maneira nova.

Bom trabalho!

Lia Flávia Salviano

3 comentários:

  1. Belo Texto e ótima reflexão. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucas. Ainda haverão outros, espero que você continue acompanhando nossos textos, tenho certeza que você também gostará muito deles.

      Excluir
  2. Belo Texto e ótima reflexão. Parabéns.

    ResponderExcluir