terça-feira, 24 de outubro de 2017

Administrar os próprios sentimentos


Os sentimentos são uma área misteriosa e enigmática para muitas pessoas. É difícil compreendê-los e, por isso mesmo, lidar de maneira razoável com o que sente é um verdadeiro desafio para cada um de nós. Muitas vezes é mais fácil escondê-los, ignorá-los ou até mesmo mascará-los. Deparar-se com o que verdadeiramente se sente é trabalhoso, mas ajuda a ter uma visão mais clara de si mesmo e da realidade como um todo.

É muito comum ouvir as pessoas dizendo por aí: “sentimento não se controla”, “o sentimento é o que manda” ou “sentimento é terra de ninguém”. O problema de afirmações como essas é que atribuem aos sentimentos um caráter quase que tirano, como se nada pudesse ser feito frente a eles, restando a nós apenas viver de acordo com o vai e vem das emoções. Cada dia mais esse tipo de mentalidade vai se expandindo entre as pessoas e, como consequência, temos acompanhado o emergir de toda uma sociedade imatura afetivamente e incapaz de administrar aquilo que sente.

Podemos administrar os sentimentos! Isso quer dizer que somos capazes de aprender a lidar com eles. É verdade que na maioria das vezes não escolhemos quais sentimentos devem surgir em cada ocasião, muitas vezes eles apenas aparecem como reação a determinado acontecimento. Porém, isso não quer dizer que minhas atitudes devem sempre obedecer aos meus sentimentos. É importante ver-se livre para escolher como agir, mesmo tendo sentimentos contrários ou conflitantes. Isso é ver-se capaz de administrar os próprios sentimentos.

Assim, não é porque estou com raiva que necesariamente tenho que me envolver numa discussão, ou porque tenho medo que tenho que me acovardar. Posso escolher adotar uma atitude pacífica apesar da minha raiva, bem como posso enfrentar corajosamente aquilo que me amedronta ou paralisa. Os sentimentos não podem ser ditadores das minhas ações, mas antes é preciso que eu saiba dialogar com eles para meu próprio bem e para o bem daqueles que estão ao meu redor.

Gabriela Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário