terça-feira, 19 de junho de 2018

A Dependência Afetiva


Ao longo de nossa história de vida, desenvolvemos diversas relações que vão compor o cenário da nossa afetividade. Isso é uma característica própria de todo homem e toda mulher: somos seres relacionais, e esse é um importante indicativo de como estamos emocionalmente. Desenvolver relações maduras e sadias é extremamente importante para nosso bem estar psíquico. Porém, por diversas vezes as relações não são construídas de maneira harmónica, geralmente tendo como eixo principal a dependência afetiva.

Chamamos de dependência afetiva a dificuldade, ou até mesmo a inabilidade, de desenvolver relações com os outros e consigo mesmo de maneira madura e satisfatória. A dependência afetiva leva a pessoa sempre a buscar no outro o motivo de estar bem e realizado, e não consegue se ver inteiro e capaz de ser feliz sem envolver a outra pessoa pela qual se vê dependente.

Essa falta de estabilidade gera consequências ruins para todos os envolvidos, pois no fundo trata-se de uma relação injusta e demasiadamente difícil de ser levada. A pessoa dependente emocionalmente, que vive à sombra de outra pessoa, impõe a si mesma um modo de vida muito penoso, pois abstrair-se de si passa a ser, em determinado momento, uma escolha muito pesada. Para essas pessoas, é de extrema impotância ter consciência do que vivem, e ao mesmo tempo, fazer o caminho de volta, permitindo-se o encontro consigo mesmas e o reordenamento interior, pois ao contrário do que acreditam, a felicidade não está em uma outra pessoa, mas em si. É preciso ter coragem e disposição para encontrar essa felicidade.

Gabriela Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário