terça-feira, 12 de junho de 2018

Qual é a receita para a felicidade?


Existe uma receita para a felicidade? A resposta para essa pergunta é simples: não, não existe. Infelizmente, encontramos nos nossos dias, sem muitas dificuldades, pessoas que nos oferecem roteiros, programas ou eventos que têm por garantia oferecer um caminho para se alcançar a tão almejada felicidade. Essas pessoas tendem a apontar soluções práticas, rasas e universais para isso, tendo como base uma falsa ciência psicológica para fundamentar suas práticas. E essa tendência têm se alastrado largamente em nossa sociedade.

O fato é que não é possível buscar a felicidade por si mesma; isso só causaria frustração e decepção. A felicidade é a consequência de um modo de se viver, e não sua causa. E cada um de nós é inteiramente responsável pelas escolhas que são feitas ao longo da vida, que poderão ou não nos conduzir ao caminho que nos fará felizes. Cada escolha, cada passo, cada decisão é importante nesse processo, pois somos pessoas únicas, chamadas de maneira singular a atuar e ser no mundo, o que torna as famosas “receitas para felicidade” ainda mais improváveis e mentirosas.

Só é feliz aquele que encontra na própria vida um sentido. E isso não se faz sem esforço, dedicação, abertura ao autoconhecimento e também uma dose de sofrimento. Sim, sofrimento e felicidade não são como água e óleo, eles podem coexistir. O problema é o conceito fantasioso de felicidade que as pessoas criam, uma felicidade irreal e impossível de se alcançar. Feliz é aquele que aceita ser interpelado pela vida e responde a ela encontrando o sentido do seu viver; e não aquele que segue receitas mágicas e prontas.

Gabriela Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário