terça-feira, 24 de julho de 2018

O que mede o sucesso de uma pessoa?


Em nossos dias, vive-se uma exaltação e até mesmo uma busca desenfreada pelo famoso “sucesso”. Sem muitas dificuldades, vemos emergir uma vasta gama de itinerários e modelos que garantem tornar a pessoa apta para superar as dificuldades em que se encontra e atingir os seus objetivos, tornando-se assim, uma “pessoa de sucesso”. Esse tipo de pensamento, sem nenhum filtro crítico, facilmente engana aqueles que se deixam levar, e muitas vezes o resultado de tudo é bastante frustrante.

É preciso, antes de tudo, pensar no que se entende pela palavra sucesso. Geralmente, o sucesso é compreendido como aquele contexto de realização nos campos material, afetivo, familiar, profissional, dentre outros. É como se fosse necessário estar plenamente realizado em cada uma dessas áreas para ser uma pessoa bem sucedida, o que na verdade não passa de mera ilusão. Sempre existirão conflitos e desafios durante a vida; em maior ou menor grau, mas sempre existirão. E se alguém espera que tudo na vida esteja a mil maravilhas para se sentir realizado, nunca perceberá o que de bom a vida lhe proporciona e nunca será grato pela sua existência.

É claro que é sempre necessário se superar nas dificuldades que se levantam dia após dia na vida de cada um de nós. Mas é igualmente preciso que tenhamos a maturidade de enxergar que essas dificuldades fazem parte da nossa condição, e que isso não determina se alcançaremos ou não êxito em nossa vida. É essencial descobrir que sucesso não é um lugar onde se chega, mas é descobrir a riqueza que a vida lhe apresenta hoje, mesmo com dificuldades.

Gabriela Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário