terça-feira, 17 de julho de 2018

Você já sofreu alguma frustração?


Certamente, não temos a experiência mais agradável do mundo quando passamos por alguma situação frustrante; é comum nos sentir desanimados, perturbados e até mesmo desvalorizados quando isso acontece. Mas a frustração esconde uma linguagem que muitas vezes nos escapa: ela nos recorda sobre as limitações das nossas vontades e sobre a fragilidade dos nossos planos. E como é difícil se deparar com essa realidade, muitas vezes reagimos à frustração com negações, resistências e defesas.

Muitas pessoas têm grandes dificuldades em viver frustrações porque não foram educadas para isso. Essas pessoas não passaram pelo crivo da dificuldade e da privação em sua história de vida, e sempre tinham na mão o que quisessem. Crescer num ambiente assim não é uma vantagem, muito pelo contrário! O que seus pais ou cuidadores não conseguiam recusar, será negado em outros contextos e situações, porém com o agravante de não terem desenvolvido as habilidades para lidar com a frustração vivida.

É importante para toda pessoa passar por situações de frustração, pois esses momentos educam para as circunstâncias que a vida naturalmente irá nos apresentar. Ser contrariado nos próprios planos, sonhos e vontades certamente dói, mas oportuniza a maturidade e a superação de si mesmo. Assim, frustrar-se não é algo necessariamente negativo; pode ser a ocasião que precisamos para ver além e dar passos mais largos do que podemos imaginar.

Gabriela Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário